Pra ler depois...

Mosaico de janeiro


Janeiro pra mim sempre é um mês que desperta uma sensação meio morna. No começo fiquei bem ansiosa, pensando na faculdade como se não tivesse o direito do descanso. Na metade do mês voltei do recesso do estágio e gradativamente os dias foram voltando ao ritmo acelerado e preenchido. Ainda assim, alguns pontos de respiro fizeram desse mês mais tranquilo, como as inúmeras partidas de uno aqui em casa, uma pausa do instagram, o meu padrasto chegando com trocentos livros doados pra mim, idas à academia, tempo pra tocar meu violão e cantar, um livro da Clarice e alguns assistidos na netflix sobre a vida adulta... Em janeiro, foi isso que me fez feliz!


Não tenho tirado tantas fotos como antes porque no fim do ano passado fui assaltada - de novo, e desde então quase não saio com o celular de casa, mas deixa essa história pra outro capítulo, né?... rs', por enquanto vamos à Clarice...


Acho que foi bom ler "Um aprendizado" logo no começo do ano, coincidentemente ou não, mais um livro da Clarice em Janeiro. O que falar desse livro? logo nas primeiras páginas senti que seria um daqueles que marcam a vida de um jeito diferente. E foi, porque essa mulher escrevia o que a gente sente no fundo da alma mas nem sempre consegue descrever.

Eu me identifiquei em alguns aspetos com a personagem principal e seus conflitos. Lóri pensa demais, sente demais, mas quer com todas as suas forças viver com plenitude. É um livro bonito, e tem umas passagens que não são exatamente frases prontas, mas que marquei por conta da profundidade. 

Inclusive, até coloquei um desses trechos na descrição mais recente do blog: 
"[...] uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de." - p. 23 

Sei lá, acho que é um bom pensamento pra carregar ao longo do ano e da vida!

*

Por último, ao longo do mês assisti um filme e uma série que vale a pena deixar registrado. 


O filme, "Como pétalas que caem" (prepara o lencinho)...


E o dorama "Meu diário para a liberdade". De alguma forma, acabei conectando ele ao livro da Clarice. É um drama que aborda a rotina de três irmãos que trabalham longe de onde moram e a monotonia dos dias os sufoca tanto que cada um à sua maneira sente uma necessidade de mudança. Não é um dorama que acontece grandes coisas, é bem lento aliás, mas ainda assim não consegui parar de assistir porque senti que esse fator foi bem intencional e me trouxe uma identificação muito grande com alguma nuance de cada personagem.

É isso, eu estava com saudade de fazer esse update dos meses por aqui! :)

Comentários

  1. Nunca li nada da Clarice. Não sei, mas acho que não sou inteligente o bastante para entender os livros dela kkkk
    Comecei a ver "Meu diário para a liberdade", mas parei no primeiro episódio. Vou tentar voltar a ele um dia, essas histórias mais ~rotineiras geralmente fazem eu me identificar mais com os personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então... ela até fala sobre isso numa entrevista que fez pra tv cultura, acho que é mais sobre tá numa disposição pra ler ela e se identificar do que qualquer outra coisa, sabe? na entrevista ela diz que um professor universitário chegou pra ela dizendo que leu um dos livros várias vezes e ainda não tinha entendido, no outro dia uma garota universitária chegou e disse que era o livro de cabeceira dela, doido né? não gosto de tudo dela, e não me disponho a ler ela a qualquer momento pq às vezes minha cabeça já tá pesada demais, esse foi o segundo que me propus, mas se eu pudesse te recomendar um, seria esse! acho que é o mais "leve", mas cada um tem uma experiência, afinal.

      Excluir
  2. Nunca assisti um dorama, e pelo que já vi amigas falando, não parecer ser minha vibe. Se a Netflix não me indicar algo coreano, eu provavelmente não vou atrás por simplesmente falta de curiosidade mesmo :/
    De Clarice eu só li o primeiro conto do livro Todos os Contos, não lembro o nome dele agora kkkk
    Gostei muito, só lembro que não dei continuidade na leitura do conto seguinte porque achei meio longo e eu não tava com tempo pra ler.
    Quero voltar a ler, vou ver se leio algo dela hoje antes de dormir.

    1bj
    https://aavefantasma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorama ou vc vai amar ou odiar muito! Ahh, volta sim, sem pressa, pode ser legal! o outro que li dela foi o "todas as crônicas", o que me inspirou foi ver alguns vídeos no youtube sobre ela.

      Excluir
  3. Sinto muito pelo assalto, deve causar um medo horrível. Acho que sinto Clarice do mesmo jeito que você. Meu segundo blog, mais pessoal, se chama lalande por causa de "perto de um coração selvagem". Tudo que ela fala me marca, até quando ela não fala nada. Essa mulher é absurda.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Agora estou bem atualizado sobre o seu dia a dia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Lamento pelo assalto, espero que você esteja bem!
    Li Clarice Lispector pela primeira vez ano passado, quando indicaram «A hora da estrela» num clube de leitura. Comecei o livro bastante confusa (pensei que fosse uma barreira linguística), mas terminei apaixonada pela maneira que ela usa as palavras. Vou adicionar «O aprendizado» à minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler ela é bem desafiador, mas pelo menos uma vez, vale a pena. Fico feliz que vc vai adicionar na sua listinha <3

      Excluir
  6. Nossa, muito chato isso de você ter sido assaltada ~ de novo! Espero que você esteja bem (eu fiquei bem abalada quando fui assaltada, uma única vez até hoje). Clarice é uma força, né? Não a leio há anos, fiquei com vontade de reler alguma coisa ou procurar um livro dela que ainda não tenha lido. <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page