Pra ler depois...

Organização: o que realmente funciona?

Acho que responder  a pergunta do título se torna mais simples se a gente complementa com: o que realmente funciona pra mim? 

Lembro que no começo da faculdade, lá em 2019 eu me permiti experimentar vários métodos de organização. Percebi logo de cara que ou eu me organizava ou eu ia ser engolida pela avalanche de atividades e leituras que tenho que fazer semana a semana. Testei vários apps, vi vídeos de organização (e como eles me deixam ansiosas, misericórdia), mas no fim das contas o simples deu conta: a boa e velha agenda. 

Ganhei uma agenda de armazém do meu padrasto. Feinha, mas a bichinha deu conta de me ajudar a organizar os dias naquele caótico ano de 2020 (ou foi 2021?). Ano passado ganhei uma bem fofinha da tilibra, capa floral, pequena e foi perfeita pra mim. Usei até o fim e confesso que fiquei MUITO feliz de ter achado um método que até então tem funcionado pra mim. 

Pra esse ano comprei outra agenda, dessas simples mesmo. A única coisa que não curti, é que diferente da anterior ela é um pouco maior e não tem uma folha mensal a cada virada de mês, mas achei isso bem contornável. O que realmente importa é que todos os domingos/viradas de mês eu me sento, pego uma caneta e me proponho a visualizar os próximos dias, e isso permite esvaziar um pouco a minha cabeça. Não preencho o dia de coisas, apenas coloco de modo bem objetivo: 

7h - facul
13h - estágio
20h - leitura da disciplina x

Gosto de colocar também passeios, momentos de descanso, prazos etc. Sempre sigo a risca? obviamente, não. Mas é um alívio ter na agenda um norte. Antigamente costumava achar que organizar os dias era algo limitante, hoje noto como otimiza o nosso tempo, que é tão precioso. 

Ah, esqueci de dizer que junto gosto de usar uma folha adaptável que eu fiz no docs, colada na minha parede. Basicamente, ela só serve pra eu visualizar como minha rotina se encontra a cada período. Vou deixar aqui disponível no drive, caso alguém se interesse. E há tempos uso o google keep pra fazer listinhas de filmes, ideias, e coisas do tipo. Pra mim é suficiente, pra você pode ser muito, mas é isso, o que importa é você se perguntar o que dá certo pra você e com a sua rotina, e ser muito honesta em relação a isso. Assumi que pra mim que o objetivo e prático funciona, pra outras pessoas um planner pode ser perfeito, e pra você? 

Se servir de inspiração, deixo esses dois vídeos que vi recentemente. Eles são um claro exemplo de que cada pessoa funciona de um jeito. Não precisamos tentar seguir a rotina asthetic de alguém, se claramente a nossa vida não é assim e se temos personalidades diferentes. 
 


Feliz ano novo :)

Comentários

  1. oi liz! eu nunca funcionei com agendas... porém, ano passado comprei uma personalizada (mandei fazer uma case de couro com meu nome). para quem vive entre trabalho, faculdade e estágio tem sido sufocante!

    https://s-ueterazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a tua experiência com agendas, Liz! Comecei a usar a minha primeira agenda em muitos anos hoje, e ainda tô vendo o que vai funcionar pra mim :)

    ResponderExcluir
  3. Encontrar uma forma de organização sempre foi complicada para mim. Ja tentei de tudo, bujo, agenda, planner, mas nunca durava muito tempo. Esse ano o que mais adotei foi google calendar, ele me salvou na faculdade, para anotar todas as provas, trabalhos e reuniões importantes. Além disso, usei um pouco do notion, e quero continuar tentando com ele. Como a Bruna falou no video que você indicou, o importante é estarmos bem, não importa qual forma adotamos.
    Abraços,
    Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Clara! Pode ser uma pouco frustrante tentar tantas coisas e achar que nada tá dando certo, mas é bom demais quando a gente finalmente encontra o nosso jeitinho até na organização, né?

      Excluir
  4. oiê!
    Por anos tentei me organizar com agenda e nunca deu certo comigo, é bom conhecer alguém que consegue usar.
    Eu me organizei com o método bullet journal de 2017 até 2021, mas do nada eu comecei a não sentir prazer naquilo e comecei a olhar cada vez menos pras semanas, então comecei a me perder e abandonei no meio do ano. No final de 2021 ganhei um planner semanal pequeno de meu namorado e tem funcionado bastante. Às vezes uso junto uma ou outra coisa como um post it ou um planner diário.
    Confesso que assisti somente o segundo vídeo que vc indicou pq foi o que mais chamou minha atenção, e curiosamente ela falou que é normal vc usar mais de uma forma de organização, coisa que eu jamais imaginava quando usava bujo, mas agora faz total sentido. Obrigada pela indicação.

    Voltei pra blogosfera tem pouco tempo. Encontrei seu blog lá nos blogueiros raiz :)

    https://eusantta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar sua experiência, Camila! Bem-vinda de volta à blogsfera <33

      Excluir
  5. Oi Liz, realmente nesse quesito organização cada um tem as suas preferências, cada um sabe o que funciona para si. Eu uso uma mistura de agenda e planner ~ e mesmo publicando um planner gratuito lá no blog, não uso todos os arquivos que eu disponibilizo. ADORO essa ideia do planner baratinho do primeiro vídeo, hoje em dia tem tantas opções mais em conta, né? Especialmente se você ainda tem dúvida se vai funcionar para você, acho complicado investir muita grana assim de primeira. Beijos e feliz 2023!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que cada personalidade foi contemplada nesse sentido rsrs'. Também acho, nunca me arrisquei num planner ainda justamente pelo valor que vejo de alguns, quem sabe um dia... Feliz 2023, Camila <3

      Excluir
  6. Liz! Eu concordo contigo, temos que encontrar uma forma que funcione para nós mesmos! Eu já vi diversas fotos no Pinterest e no Insta de agendas mega grossas, cheias de post-its e sessões diferentes. Eu fico pensando: o que aconteceria se essa pessoa perdesse a agenda? (deus me livre!)

    Pessoalmente, eu tenho fases. Vou mudando de método. Às vezes uso uma agenda física, às vezes uso o Notion, e agora eu migrei tudo pro Google Agendas - amo Google! Eu me dei conta de migrar tudo pro Google Agendas quando eu estava fazendo minha mala para uma viagem de poucos dias, e notei que meus compromissos estavam espalhados em lugares diferentres (e em post-its na parede do quarto).

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me fez pensar numa coisa que eu nunca tinha refletido, acho kkkk
      Simplesmente um caos generalizado.

      Bjos <3

      Excluir
  7. Uma das minhas metas para 2023 é ser mais organizada, comecei comprando uma agenda que é linda e supre muito bem minhas necessidades. Ainda estou iniciando nesse processo, tem dias que falho muito e tem dias que tudo flui demais. Eu prefiro fazer LISTAS do que preciso fazer, e ir dando o check, mas quero tentar dividir por horários, acho que isso vai me ajudar muito e o post serviu de inspiração. Como você disse, nosso tempo é muito precioso, e otimizar é uma maneira muito boa de não perder tempo.

    Com amor, Tati.
    https://tatilucindofoto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, fico feliz que esse post serviu de inspiração, Tati! Espero que você curta esse processo de descobrir o que funciona melhor com você.

      Excluir
  8. Oii Liz!
    Saudade de ler teus escritos <3
    Eu já te tentei diferentes métodos de organização também, acho que vai muito do momento. Atualmente eu tenho sido o mais prática possível e anotado no bloco de notas do celular mesmo; no trabalho eu anoto em um caderninho, tem dado certo por agora.
    Gostei do post, abraço pra ti!

    Any,
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dá certo, é isso que importa, né? cada um do seu jeitinho <3

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page