Pra ler depois...

Prestar atenção

Decidi ler um capítulo do livro "O Caminho do Artista" da Julia Cameron todo domingo, e teve um trechinho da semana 2 que eu gostaria de compartilhar aqui:

Em tempos de dor, quando o futuro é aterrorizante demais para ser contemplado e o passado doloroso demais para ser lembrado, aprendi a prestar atenção no aqui e agora. O momento preciso em que eu estava era sempre o lugar seguro para mim. - Pág. 87

Sei que é um trecho previsível (talvez nem tanto), mas sabe, veio muito a calhar neste domingo, nessa fase em que estou agora, onde me pego me antecipando ou remoendo o que já foi. Hoje, esse trecho me pareceu uma resposta de Deus, que eu tanto precisava. Eu estava no sofá toda preocupada, em plena tarde de domingo, com pensamentos um tanto misturados e de repente percebi!

Eu estava ali, em solitude, lendo um trecho de um livro que por ser simples e vivo, me emocionou; dando pequenas pausas e observando pela janela da cozinha que os pés de coco dançavam com o vento, e eu tinha silêncio e paz. Naquele exato instante eu prestei atenção. Eu estava presente. E isso me preencheu. Me deu até vontade de fazer bolo (o que pra mim é coisa rara):

Que este seja um lembrete pra outros dias: esteja presente, querida amiga! Preste atenção! Boa semana pra gente.

Comentários

  1. Seu post foi uma dessas pequenas presenças repletas de encantamento ♡ Obrigada, Liz! Que você sempre viva coisas boas e atraia coisas melhores ainda em sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a minha maior dificuldade. Eu tento, todos os dias, ser mais presente e viver menos no passado ou futuro, mas não consigo. Sinto que estou perdendo os momentos preciosos da minha vida por causa da ansiedade. MAs, para 2022, minha meta é viver o aqui e o agora.
    Tenha um ótimo 2022!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tá sempre nessa luta, Clara! O importante é não desistir de exercitar a consciência, né?

      Excluir
  3. Eu quando me da na cabeca de fazer um bolo, logo lembro de todos que sairam solados hihi. Temos que fazer o hoje, nosso melhor momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Paloma eu não sei como isso ainda não aconteceu 😂😂😂

      Excluir
  4. Que momento perfeito, ler e se sentir especialmente tocada pelo que leu ❤️
    Adorei o teu bolo, ele parece ter ficado muito gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou super fofo, Van! Tô achando que tenho sorte com bolos 😂

      Excluir
  5. Oie, cheguei aqui pelo blog da Julie e já cheguei com essa reflexão gostosa! Já quero ler esse livro também!

    É muito difícil nos tempos de hoje a gente lembrar que devemos estar no agora e aproveitar o instante presente. A gente ta sempre preocupado com ontem e com amanhã que se esquece de estar presente no presente.
    Lindo seu bolo! Era de que?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Aline! To tentando pensar que a vida não é mesmo linear, o importante é sempre tá exercitando a presença. Obrigada pelo comentário <3
      Era um bolo simples de trigo, a gente chama de bolo formigueiro porque adicionamos um pouco daquele chocolate granulado.

      Excluir
    2. Eu amo esse bolo! Ele tem esse charme com o granulado!

      Nada é linear, na verdade. Todos nossos processos passam por momentos ótimos e momentos ruins e a gente tem que ir se encontrando nessa montanha russa!

      Excluir
  6. Oi Liz! Eu ainda sofro em focar no aqui e agora. Sempre estou no futuro e insatisfeita com o presente. Mas o que me ajuda muito ainda é a meditação (que muitas vezes procrastino em praticar).

    Que esse ano a gente consiga focar mais no presente e aproveitar um bolinho lindo como esse da foto rs ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiii!! é uma das coisas que eu mais estou focando: no meu momento do aqui e agora. Eu tenho lido de vez em quando o livro: o poder do agora, e é muito bom começar a pensar sobre isso sabe?!

    Você fez algo que é maravilhoso e continue assim, vivendo o presente e vivendo!
    Beijos

    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  8. O tipo de lembrete simples que nos falta tanto à memória!
    Que lindo ler isso e poder olhar ao redor por aqui, ouvir a voz da minha vizinha na casa de baixo, a risada no cômodo ao lado, a música tocando, ver os gatos na rua, as flores na entrada. Tem tanto pelo que se atentar, tanta poesia pra ser vista.
    Obrigada por nos recordar os detalhes, Liz :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page