Pra ler depois...

Clarice Lispector


O nome "Clarice Lispector" já me era familiar. Na adolescência ganhei um livro dela cujo título era "Felicidade Clandestina", eu nem lembro se li todo mas não gostei. Não entendi nada e passei à frente. Na verdade nunca me conformei com o fato de algumas pessoas conseguirem ver o extraordinário em alguns autores e eu não (e olhe que eu nem sou tão difícil de agradar). 

Mas, o tempo passa e a gente não é o mesma pra sempre, né? Esses dias vi uma análise daquela entrevista em que a Clarice está na melhor das hipóteses, introspectiva, e resolvi pegar um volume de todas as crônicas dela que tenho aqui. E olha, não é que a leitura fluiu? Na verdade, está fluindo. Tenho gostado muito, não entendo tudo, mas tenho gostado de algumas, me identificado com outras, e tem sido uma experiência bem melhor do que a primeira vez em que tentei ler algo dela. 

Não é que ela seja "hermética", como alguns tanto criticavam (e claramente isso a incomodava). Ela só era intensa demais... pensativa demais... e às vezes é isso que torna a sua escrita dolorosa. O louco é que depois de rever essa entrevista eu percebi que era tudo muito pessoal, as suas palavras eram uma tentativa de se compreender e se fazer compreendida por alguém - e isso torna tudo mais interessante e ao mesmo tempo, triste.

Mas enfim, fica a dica pessoal! Aquela autora/autor que você tentou ler outro dia e não rolou, pode ser que hoje seja tudo diferente, né? Vale a pena tentar. Ainda bem que não estamos sempre no mesmo lugar. 

Comentários

  1. Ah, Clarice é muito maravilhosa Liz. Sou suspeita para falar, gosto muito dela. Mas você tem razão, tem autores que só fazem sentido em algumas épocas específicas da nossa vida. Não adianta forçar a barra, mas é sempre bom dar uma segunda chance para alguns livros/autores de tempos em tempos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu tô muito feliz por isso! Muito feliz em ter "dado" outra chance pra Clarice, tem sido tão bom, Camila!

      Excluir
  2. Já li várias coisas sobre ela. Viva essa grande autora nacional!

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período. Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Liz!
    Que linda sua trajetória com Clarice. Eu comecei lendo "Felicidade Clandestina" também, mas o que me pegou foi "A Hora da Estrela". Depois li "Água Viva" que virou meu favorito. Mas não li tanta coisa dela, pois é sim um pouco difícil e intenso. E concordo com você quando diz que não ficamos no mesmo lugar, a gente caminha pra frente sempre, então por que não dar uma chance àqueles autores que não "entendemos" num primeiro momento, né?
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, eu peguei "A Hora da Estrela" pra ler depois, e não fala que "Água Viva" é seu favorito que já fico com vontade de colocar na minha listinha, haha!

      Excluir
  4. Eu gosto da Clarice, porém li pouquíssimo dela. Talvez com as crônicas eu me ache melhor. Eu adoro reler ou tentar reler autores que eu não costumava gostar antes. Geralmente dá bom. :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma experiência e tanto, né? A maior prova que a gente vive mudando.

      Excluir
  5. Eu já li Clarice uma vez, faz muito tempo e nem lembro de nada, mas sei que não foi a melhor fase pra ter feito isso. Sei que se fizer isso hoje a experiência vai ser bem melhor, acredito que posso gostar dos escritos dela e acho que realmente lerei em algum momento.
    Ainda bem que a gente muda, Liz!

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem, né Any! E tá tudo bem se não gostar. Clarice é sempre intensa demais, e às vezes a gente não tá mesmo nessa vibe. Mas eu torço pra que seja uma boa experiência pra ti <3

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page