Pra ler depois...

Pelo caminho: uma homenagem para Cartola

Eu não sei escrever poesia (aliás, é poema ou poesia?). Porém, estes dias tive que fazer um trabalho pra faculdade de recriação de uma obra de arte. Filme, foto, pintura, qualquer coisa. E eu, que estou com a música "o mundo é um moinho" na cabeça, não pensei duas vezes. Peguei a letra original e comecei a reescrever a minha versão, depois gravei um vídeo recitando e gostei muito do resultado.

A música fala do ponto de vista de alguém que alerta, triste, a sua amada acerca desilusões que ela encontrará pelo caminho que ela resolveu trilhar. E eu, que sou clichê, quis fazer uma versão alternativa que sugerisse redenção. Acho que vale a pena registrar aqui:

Pelo Caminho

(Lizandra Sales)


Será que é tarde, amor

Pra voltar a viver na tua vida?

Anunciei o meu desejo de partida

Você me ouviu tão triste, mas não me prendeu


Eu caminhei perdida

Eu não estava assim tão resolvida

Em cada esquina eu esbanjei a minha vida

Neste instante eu já não sei mais quem eu sou


Não quis te ouvir, amor

Os teus conselhos eu deixei pelo caminho 

Mas logo em frente eu encarei o meu destino

Dos planos que teci, se fizeram nós


Eu me lembrei, querido

No teu refúgio nunca me faltou carinho

Pensei voltar mas te avistei pelo caminho

Com teu olhar que me dizia “estou aqui”.


///


Eis aqui a música com a letra original. Se você nunca escutou, te aconselho a ouvir este samba-canção. Triste, porém sincera, forte e emocionante <3



Comentários

  1. Ai, Liz! Achei linda demais! ♡
    Me trouxe tanta melancolia, consegui imaginar a cena clara na mente. Ficou incrível (aliás, acho que são ambos, poema e poesia; sempre me embaraço com conceitos e definições)

    Abraços!
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, toda vez que ouço a música original também me pego com essa melancolia e visualização. Nem sei se é tão bom sentir isso, rsrs'. Mas fato é que é incrível como algumas coisas conseguem despertar isso em nós, não?

      Obrigada pelo comentário! Abraços pra ti <3

      Excluir
  2. Oi, Liz!
    Poesia você sabe fazer. É colocar o seu sentimento, sua intenção em algo de artístico que você faz. Cantar é poético. Inclusive o que Cartola fazia era poesia em forma de música.
    Poema é o escrito que tem seu formato mais conhecido com versos e estrofes. O que você fez neste post é um poema, mas pode ser chamado de poesia, pois sua intenção é sentimental. Basicamente: o quê um artista expressa é poesia. como um artista expressa, pode ser em poema (ou qualquer outra tipo de arte, né?)
    Espero ter ajudado ^_^
    No mais, lindo poema ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, amei sua explicação. Consegui visualizar bem as duas coisas. Ajudou muuuito, Juli! Obrigada, obrigada <3

      Excluir
  3. Arrasou na releitura. Cartola é um dos nossos grandes músicos de todos os tempos.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Ficou tão lindo. Amo essa música do Cartola, meu namorado gosta de cantar pela casa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page