Pra ler depois...

Quero assistir todos os filmes do Studio Ghibli!

Oiê! Como foi o feriado de vocês?

Ontem eu estava passando pela sala e o pessoal aqui em casa estava assistindo a um filme do Studio Ghibli que se chama "O serviço de entregas da Kiki", e eu que só estava de passagem resolvi sentar no sofá e me aconchegar. Me encantei, mais uma vez! Conheci os filmes do Ghibli no ano passado, acho que foi até pelo blog da Laís, e já até comentei por aqui que por algumas noites eu fazia todo um ritualzinho pra assistir. Esperava o pessoal ir dormir, pegava uma bebida quente e ficava ali me desligando um pouco dessa realidade triste que ainda estamos vivendo. 

Eu sinto em muitas obras da cultura japonesa, uma conexão muito grande com a natureza e um ritmo mais natural e calmo de viver. Acho fantástico! E não é à toa! Ontem fui dar uma pesquisada e vi que um dos animadores do Studio, o Hayao Miyazaki, sempre deixa presente em seus filmes um conceito de pausa, de silêncio que para nós, ocidentais, que estamos acostumados com produções cheias de ação, suspense e trilhas que nos provocam diversos sentimentos, pode ser incômodo às vezes (vejam este vídeo incrível sobre o assunto). Incômodo não num sentido exatamente ruim, mas algo que nos alerta sobre o nosso estado de constante aceleração e que nos convida a diminuir a marcha.

A gente costuma criticar filmes cujas histórias não acontecem nada de fantástico, e que tem cenas "triviais", onde os personagens simplesmente vivem suas vidas, cozinham, estudam, imaginam, param um tempo para respirar ou se aventurar na vida do campo em alguma fase de suas vidas. E tudo isso que está bem presente em algumas obras do Ghibli, eu passei a amar. Tô aprendendo a seguir este fluxo, que às vezes só me pede um pouco de calma e que vê beleza na vida cotidiana.

De fato, são obras que nos convidam a desacelerar.

Sobre o filme que mencionei no início, a Kiki é uma bruxinha super alegre e gentil de 13 anos que vai morar sozinha a fim de se desenvolver e adquirir responsabilidade. Em outra cidade ela resolve criar um serviço de entregas e achei interessante que em algum momento ela trabalha tanto que acaba perdendo seus poderes, e trazendo para a realidade, ela literalmente fica exaurida, cansada. E uma cena que me chama atenção é quando uma das personagens, que é pintora, diz que quando o cansaço bate e a inspiração foge, ela vai passear, tirar uma soneca, fazer qualquer coisa ou até mesmo nada. Achei incrível porque em dias de mente cheia em que a gente pensa que descansar é perda de tempo, às vezes é exatamente disso que a gente necessita.

Ao decorrer das histórias a gente vai tirando algumas reflexões, lições de se levar pra vida, sabe? O que me faz lembrar do Pequeno Príncipe, uma história para crianças... grandes e pequenas. Inclusive, vi que uma das inspirações de Miyazaki, é o próprio Saint-Exupéry. Olha como são as coisas, né?

Daí me bateu a vontade de reassistir ontem mesmo outro filme do Ghibli, "Memórias de Ontem". Neste filme, Taeko revisita memórias de infância enquanto viaja uma temporada para o campo, ambiente em que ela se sente em casa. Nessa trajetória ela reflete um pouco sobre sua vida e os caminhos que a fizeram ser quem ela é no presente, e quem ela quer ser e o que vai abraçar no amor e na carreira a partir de seus 27 anos de vida. Achei esse de uma delicadeza incrível. O filme aborda a fase adulta de uma maneira tão realista e ao mesmo tempo leve, aborda a sua melancolia, e decisões nem sempre tão fáceis e ao mesmo tempo, a partir das lembranças da personagem aborda a puberdade, o crescimento, o primeiro amor. É um filme também sobre as fases da vida. 


Até agora eu assisti no total de 7 filmes, vez ou outra paro pra reassistir algum. E decidi ontem que vou me dedicar para ver os outros filmes do Studio daqui pra frente (até criei uma nota no Google Keep e estou dando check, haha). Eis a lista, caso também te interesse:

Assistir:

2021 Kimitachi wa Dō Ikiru ka
2015 As Memórias de Marnie
2013 O Conto da Princesa Kaguya
2013 Vidas ao Vento
2010 O Mundo dos Pequeninos
2008 Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar
2006 Contos de Terramar
2004 O Castelo Animado
2001 A Viagem de Chihiro
1999 Meus Vizinhos, Os Yamadas
1997 Princesa Mononoke
1994 Pom Poko - A Grande Batalha dos Guaxinins
1992 Porco Rosso - O Último Herói Romântico
1988 Túmulo dos Vagalumes
1986 O Castelo no Céu

Co-produção:

2016 A tartaruga vermelha

Assistidos: 

2011 Da Colina Kokuriko
2002 O Reino dos Gatos
1995 Sussurros do Coração
1993 Eu Posso Ouvir o Oceano
1991 Memórias de Ontem
1989 O Serviço de Entregas da Kiki
1988 Meu Amigo Totoro

///

Até mais, eu espero que gostem da experiência caso resolvam conhecer as obras, e caso já conheçam me falem, qual é a sua preferida?

Abraços e até mais! <3

P.S: Todas as imagens peguei no pinterest.

Comentários

  1. Oi Liz! Menina achei muita coincidência porque assisti esse filme da Kiki há algumas semanas.

    Nunca tinha visto e senti exatamente isso que você comentou, sobre as cenas triviais de calmaria do dia a dia. E gostei da sua ideia do ritual rs

    A parte que eu mais gostei também foi quando a Kiki tirou umas férias com a pintora. Me identifiquei bastante!

    Gostei da sinopse de Memórias de Ontem. Vou ver se encontro pra assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, eu amei a parte com a pintora! É um filme tão inspirador, né? ❤️

      Excluir
  2. Amooooo os filmes do Studio Ghibli também, Liz! São filmes muito sentimentais e sensíveis mesmo, né?
    Meu preferido é A Viagem de Chihiro, mas todos os outros (que assisti) são maravilhosos.
    ;)

    (ainda não vi Memórias de Ontem, Da Colina Kokuriko, Eu Posso Ouvir o Oceano, As Memórias de Marnie e Pom Poko, rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos demais, Juli! Jajá vou assistir a viagem de Chihiro!

      Abraços 😘

      Excluir
  3. Oi Liz, tudo bem?
    Minha páscoa foi muito boa, graças a Deus. Vivemos dias de muita oração aqui em casa.
    Flor eu tenho um carinho enorme pelos filmes do Studio Ghibli, mesmo não tendo assistido a todos. Meu amigo Totoro é o meu favorito, e assim como você quero muito poder assistir aos filmes, mas queria assistir de formar "regular" heheh mas um dia consigo.
    Adoraria ler mais sobre sua opinião referente a cada filme. Se puder trazer, vou amar saber.
    bjus,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ava, que bom saber que vc teve esses dias de aprofundar sua comunhão com Deus. Preciso voltar a cultivar isso. Não que seja desculpa, mas esses dias simplesmente me distanciei demais, sabe?

      Assisti Totoro essa semana e me apaixonei. Uma lindeza de filme. Uma hora vc consegue, amiga 💙

      Não sei se consigo escrever detalhadamente sobre cada um (talvez faça isso com os próximos), mas posso dizer que sempre saio da telinha com uma reflexão poderosa. São animações que me fazem pensar demais.

      Bjusss ✨

      Excluir
  4. Eu sou fã de carteirinha dos filmes da Ghibli. Aliás, este é o meu estúdio preferido de animação, fico muito feliz em saber que mais e mais pessoas estão aproveitando suas obras de arte. O meu longa favorito é O Serviço de Entregas da Kiki, mas adoro todos os outros. Dos que você citou, só não assisti a Kimitachi wa Dō Ikiru ka e A tartaruga vermelha (pretendo um dia, tomara!).

    Continue sempre com seus lindos posts. Beijos açucarados, au revoir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, inclusive me deparei com um vídeo seu sobre um dos filmes. Fico feliz tbm que mais pessoas estão conhecendo. 💙

      Excluir
  5. Já vi vários filmes orientais e realmente a ideia que eles passam é realmente essa. Adorei o post!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Emerson! Amo essa coisa da cultura deles, por mais que muita coisa esteja ocidentalizada acho que muitas coisas ainda são preservadas.

      Excluir
  6. Em 2012, o ano em que o mundo deveria ter acabado (XD), fiz uma lista de filmes do Studio Ghibli que eu precisava ver antes que o mundo acabasse. Dessa minha lista, só falta eu assistir a dois filmes (Pom Poko e Meus Vizinhos, Os Yamadas). Já tenho vários dos filmes em DVD, quero completar a minha coleção!
    Sobre Memórias de Ontem: esse não é o filme mais comentando do Studio Ghibli, mas é um dos meus favoritos! Aquela cena do final, quando a protagonista tá voltando no ônibus e as crianças aparecem me fez chorar horrores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, taí uma coleção boa pra ter!

      E memórias de ontem tbm é um dos meus queridinhos. Aquela cena do final é muuuito emocionante ❤️

      Excluir
  7. já tava com vontade de assistir esse filme da kiki (sempre vejo as pessoas falando sobre ele) e agora fiquei com ainda mais vontade, haha. amei que listou todos do estúdio ghibli, vou salvar sua listinha aqui no keep também ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvaaa! Inclusive qualquer hora quero assistir novamente esse da Kiki pq lembro que perdi o comecinho.

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page