Pra ler depois...

Perrengues e aprendizados das aulas remotas

Se em 2019 alguém tivesse me dito que no ano seguinte eu iria fazer faculdade de modo remoto eu certamente balançaria a cabeça plenissima e certa de que hum-hum, "nunca vou conseguir - definitivamente". Mas como ano passado veio pra testar os nossos limites, após alguns meses de isolamento a minha faculdade decidiu que passaria por esse período de maneira excepcional, ou seja, quem quisesse poderia se matricular em algumas disciplinas. No primeiro instante eu nem queria fazer, mas fui convencida ao longo dos dias que seria uma boa. Me inscrevi em algumas disciplinas e deixei um dia livre (sério, foi a melhor coisa), e a única coisa que eu consegui pensar foi "como eu e a minha turma conseguíamos sobreviver com 8, 9 disciplinas por semestre?". Sinceramente, até agora eu não sei, porque com metade da carga horária que estou cumprindo, tem dias que simplesmente... é tenso.

E sabe, nem é pelos professores porque na real, ninguém tava esperando por isso, mas tem dias que eu sinto que só estou fazendo atividades e não exatamente estudando-aprendendo, sabe? Penso muito nisso, porque faço Pedagogia, que já considero de certa forma, um curso distante do que encontramos na prática. Quer dizer, ele me mune de teorias, e de muitos saberes que serão úteis um dia, mas enquanto esse dia não chega eu me questiono e me questiono, "por que eu tô fazendo isso mesmo?", haha. Acho que todo estudante tem esses dias, né? Tipo semana passada, quando eu dei uma leve pirada e quis largar a disciplina de Libras pela metade, aí decidi respirar, disse internamente "calma, amanhã eu continuo", e assim eu fiz. No outro dia eu era outra. Fiz minhas coisas de manhã, a tarde dei uma caminhada e na volta sentei na frente do notebook pra fazer as atividades e as coisas foram fluindo, naquele momento, eu dei o melhor que eu podia

Experiências do tipo reforçam em mim aquela certeza de que todo mundo precisa de pausas entre o trabalho e a correria, porque afinal, não somos máquinas e esse tempo pra simplesmente ser é muito necessário. Sério, jamais pense que passar alguns minutinhos olhando pro céu e sentindo um ventinho no rosto é perca de tempo - às vezes é só disso que a gente precisa pra recuperar as energias. Fica então o lembrete pra você, e também pra mim mesma quando chegar outro momento daqueles.

Pra não ser injusta, aprendi algumas coisas ao longo desses meses de aulas online, então fica registrado:

  • Tudo bem admitir que não consigo dar conta de tudo hoje;
  • É muito bom buscar manter uma rotina e também conhecer os horários em que eu funciono melhor;
  • Tem dias que vou precisar animar o meu colega, mas em outros eu é que vou precisar de uma força, e assim a gente vai se ajudando;
  • Não preciso ter pressa. Eu sei, eu sei... eu quero me formar, mas entendi que é melhor ir com calma. É preferível ter menos disciplinas mas com saúde e tempo pra fazer outras coisas além de atividades na frente de uma tela, do que cursar todas mas viver estressada. Faculdade é bom? É. Mas é um período que eu devo aproveitar sem deixar que ele me sugue toda a paz, horas de sono e uma porção de ansiedade de bônus. Simplesmente, não vale a pena. 

Comentários

  1. Eu sinto o mesmo que você, ano passado eu cursei o segundo ano do ensino médio remoto e eu fiquei desesperada porque sentia que não estava aprendendo nada e que nesse ano (meu ultimo da escola) eu não conseguiria entrar na universidade que eu quero. Porém, depois do último ano eu entendi que p mais importante é tirarmos tempos para nós, mesmo com tantas tragédias e ansiedade. Vai passar, já está passando!

    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é importante demais!!! Que tudo de bom aconteça pra você no melhor tempo, Clara! ♥️

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page