Pra ler depois...

Pra guardar no coração: Reply 1988 (K-drama)

Via
Sim, eu sou dorameira, haha. Jamais pensei que viria falar de algum dorama (novela asiática) aqui no blog, mas depois de uma longa pausa voltei a assistir e me deparei com Reply 1988, uma série sul-coreana, de romance/comédia familiar, lançada entre 2015-2016. Fecha a coleção dos Reply (existe ainda, o 1997 e o 1994). Como o nome sugere, tanto esse quanto os outros se passam entre as décadas mencionadas; o 1988 em específico gira em torno de cinco amigos de infância que moram no mesmo bairro e basicamente se desenrola entre a amizade, memórias e laços construídos tanto entre eles quanto com suas respectivas famílias ao longo dos anos - da infância à juventude.

Vale ressaltar duas coisas: 1) por algum motivo a ordem de lançamento é Reply 1997 - Reply 1994 - Reply 1988, por isso acredito que não há problema em assistir na ordem que você quiser (eu assisti numa ordem aleatória), até porque apesar de ambas se conectarem em algum ponto, nenhuma é continuação da outra. 2) Ainda que se passe nas décadas mencionadas, o interessante é acompanhar a passagem dos anos e perceber a evolução dos personagens.

AMIZADES & PERSONAGENS PRINCIPAIS
Os personagens principais (se é que existe mesmo principais) neste drama são os cinco amigos:

Via Pinterest
  • Sung Duk-Seon: Nossa mocinha é um amor. Vive com seus pais e irmãos (Bo-ra e No-eul), divertida, romântica, comilona, espirituosa, irmã do meio, um tanto confusa, mas sempre disposta a ajudar os seus amigos e vive em pé de guerra com sua irmã.
  • Ryu Dong-Ryong:  O conselheiro e dançarino do bairro. Ele é super animado e até bem parecido com a Duk-Seon; às vezes apronta, vive tentando fugir das broncas do pai (que por sinal é o seu professor) que está sempre tentando fazê-lo estudar. No fundo ele se sente só pela falta de atenção dos pais, e principalmente de sua mãe.
  • Sung Sun-Woo: Vive com sua mãe e irmãzinha (super fofa). Por ter perdido o pai tão novo, é muito maduro, decidido e basicamente perfeito (o orgulho da mãe).
  • Kim Jung-Hwan: Tem um jeitinho de durão mas é um amor (e tem um sorriso muito fofo). Na verdade, ele tem mesmo é dificuldade pra se expressar. Vive com seus pais e seu irmão. Eu percebo nele uma característica sacrificial, pois sempre está disposto a se doar pelos amigos ainda que ele mesmo saia machucado (algumas vezes literalmente, rs').
  • Choi Taek: O fofinho super-star da turma, e também tem um sorriso contagiante. Ele é jogador de Go, um jogo pelo que percebi levado bem a sério no país. Apesar de ser um esporte (?) que exige muita inteligência e concentração e o Taek ser bem sucedido em todos estes aspectos, quando se trata das relações sociais é muito reservado e super dependente até pra amarrar os sapatos ou estacionar um carro. Pela turma ele é tratado como alguém muito inocente, mas vai desenvolvendo sua personalidade ao longo da série. É no seu quarto que os cinco sempre se encontram pra conversar, ver filmes, resolver conflitos, serem eles mesmos e sobretudo, é lá que eles passam muitos de seus melhores momentos.
FAMÍLIAS
Mais do que habitar no mesmo bairro e serem vizinhos, eles são como uma grande família. Ajudam uns aos outros, se divertem também, trocam alimentos, choram e se apoiam - é lindo de ver. E eu disse lá em cima um "se é que existem personagens principais", porque apesar de ser uma história narrada pela Duk-seon, cada um tem o seu momento. Cada família e personagem tem o seu espaço. E isso torna esse um dorama muito particular, pois é claro, existe o romance (ou melhor, os romances, mas esse não é o foco - a relação entre as famílias e a efemeridade da vida, sim. Então, é impossível não se identificar, se divertir horrores e até mesmo chorar MUITO em alguns momentos, sabe? Faz a gente lembrar e refletir sobre coisas da nossa própria vida.

Li em algumas resenhas que nessa série não existem vilões. Concordo. São apenas gente como a gente, vivendo suas vidas; acertando e errando em muitos momentos, tentando encontrar seu rumo, mas sempre resilientes pois estão apesar de tudo, juntos. É um trajetória que com maestria nos faz querer ser gratos por cada dia, por cada momento... porque todos passam, e quando olhamos pra trás o que resta é apenas a saudade - então que seja de um jeito bom por saber que vivemos na ânsia de aproveitar o melhor da vida. 

Também nos ensina que nem sempre a vida segue o rumo que gostaríamos pois tem coisas que não dá pra controlar, mas faça sempre o melhor que puder! E por favor, por favor... não deixe algo ou quem você ama pra amanhã. Ame os seus, aprecie o que você tem ainda que seja pouco. Lembre que cada um tem as suas lutas, por isso, seja gentil. Também tenha paciência, a vida vai se encaminhar aos poucos.

ROMANCE *impressões e talvez um pouco de spoiler*
Via Pinterest
O que todos os Replys tem em comum é que os três nos instigam a curiosidade sobre quem se tornou o marido da protagonista, que nesse caso é a nossa querida Duk-seon. Nesse drama em específico cada casal (ou quase todos) que se forma é desenvolvido muito bem, e você certamente vai se apaixonar por eles, maaas...  no que diz respeito ao casal que mais me interessava (apesar de todos serem lindos), eu me decepcionei um tantinho. E não foi nem pelo fato de ser feita de trouxa no meu shipp e ter o meu coração partido em 374645 pedacinhos (tá, isso também!), mas sim porque no fim das contas ainda que qualquer um que ela escolhesse eu fosse ficar feliz, não senti que foi desenvolvido de tal forma que a gente sentisse 100% firmeza, sabe? Como se a história tivesse ido pra outro rumo às pressas. Mas não levem em conta essa parte da minha crítica porque é apenas uma opinião pessoal. 

Quando o drama acabou eu só conseguir pensar a respeito do desenvolvimento do casal dito cujo: "só isso?". Meu coração romântico queria ser nutrido de mais cenas fofas e românticas, haha. E sobre a terceira pessoa (que é muito comum nos doramas) que não foi exatamente deixada de lado mas sim, desistiu de tentar, eu só consegui chorar e MUITO. Tô aqui me segurando pra não falar demais, mas como eu avisei que podia ter um leve spoiler, eu PRECISO desabafar: ele merecia mais. Se você assistir, vai entender o que eu tô querendo dizer. Meu coração doeu junto com o dele e não foi pouco - chorei como se eu mesma estivesse dizendo adeus a um amor que jamais iria se realizar.

O QUE FICOU
Eu terminei de assistir essa madrugada e ainda estou com aquele vaziozinho que dá quando algo muito bom se conclui, sabe? É um dos, se não o melhor drama que já vi em todos esses anos. De uma certa maneira, realista no que diz respeito as situações que nos deparamos no cotidiano. E algo que não comentei mas preciso dizer, é que o que mais me cativa é o sentimento de nostalgia que esta coleção nos causa. Ouvimos canções da época retratada, nos lembramos de quando algumas tecnologias ainda eram novidade, da moda extravagante típica dos anos 80 e 90, de fatos que marcaram aqueles anos, e ainda trazemos à memória (por mais redundante que soe) lembranças que teceram a nossa história e quem somos hoje. E é por essa e todas as razões que eu já mencionei que eu te indico esse drama. Vá, sem preconceitos, caso não tenha assistido a doramas ainda e tenho certeza que algo de bom vai permanecer. Sério, gente, tô aqui morrendo de saudades e de alguma forma, escrever por aqui foi ótimo pra ter um registro de tudo o que senti vendo a série. 

Até mais! 

Comentários

  1. Oi terminei ontem de assistir, a história foi muito legal de se assistir, embora os episódios sejam bem longos. Meu coração também ficou partido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Joyce, são bem grandinhos. Mas confesso que no final eu assisti com aquela tristezinha de não querer terminar, haha! Que bom que gostou <3

      Excluir
  2. estou muito ansiosa para começar esse dorama, certeza que vou amar! tbm adorei a resenha, me deixou ainda mais animada para começar<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai amar muito <3 obrigada pelo comentário, fico feliz que o post te animou!

      Excluir
  3. Ah, eu amei o dorama e amei o personagem que se transformou no marido (sem spoilers, né? rsrs).

    Acho que ele é perfeito pra ela, pois eles se complementam. Meio Ying e Yang, sabe?

    Acho que as cenas românticas, apesar de poucas, transmitiram tudo o que tinham que transmitir, por isso, não fiquei triste.

    E adorei o fato de contar pequenas histórias de todos os personagens ao invés de ficar preso no casal central.

    Pra mim esse dorama foi 10 de 10! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn que bom que gostou, Kelli! Ele é 10 mesmo, tô com uma com de rever, 😂

      Excluir
  4. Ah, eu amei o dorama e amei o personagem que se transformou no marido (sem spoilers, né? rsrs).

    Acho que ele é perfeito pra ela, pois eles se complementam. Meio Ying e Yang, sabe?

    Acho que as cenas românticas, apesar de poucas, transmitiram tudo o que tinham que transmitir, por isso, não fiquei triste.

    E adorei o fato de contar pequenas histórias de todos os personagens ao invés de ficar preso no casal central.

    Pra mim esse dorama foi 10 de 10! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page