Pra ler depois...

Pensamento bom

Via Pinterest
Um novo ano chegou, mas é claro que a mudança de calendário não significa que dentro de nós virou-se uma chavinha nos destravando das últimas batalhas que enfrentamos e de repente, está tudo bem. Talvez você, ao contrário dos entusiastas que vi nos últimos dias, ainda esteja cansada ou tenha preferido não traçar metas ou novos objetivos. Te entendo. Quantas e quantas vezes me sinto assim também, por isso minha amiga, saiba que você não está só.

Contudo, não queria escrever simplesmente algo no qual você encontrasse identificação, mas sim, alguns pensamentos que possam nos encorajar mutuamente e para além do “vai ficar tudo bem”, ainda que deste clichê inegável não tenha como fugir. Porque no fim das contas vai mesmo, sabe? eu tenho fé.

Penso que uma das coisas que talvez nos ajude nestes dias em que parece haver um desânimo constante, e uma bagunça em todas as áreas da nossa vida, esteja exposta naquela música do Cartola que diz “deixe-me ir, preciso andar (...) eu quero nascer, quero viver. E ainda no hábito que tinha Cristo, de em tempos conturbados e por vezes, tristes, buscar um lugar tranquilo para estar só e, literalmente fugir para as montanhas (quem sabe um dia) para orar, meditar, encarar a solitude. Sei que às vezes temos medo de estar só. Buscamos constantemente maneiras de nos preencher de ruídos, de tarefas sem propósito ou ainda de momentos que vão de encontro até mesmo do que nós acreditamos.

Mas, e se depois desse longo período de lutas diárias, da correria do cotidiano, de decepções ou o que quer que seja, seja exatamente disso que precisamos? de silêncio. E se, depois de todas as estações das flores que vivemos, e dos dias ensolarados, agora seja o tempo que nossa alma anseia por descanso, por uma pausa? um pouco de chuva, talvez.

Minha amiga, é preciso permitir que as últimas pétalas que ainda restam caiam e fiquemos desnudas de vez. Vai ser doloroso encarar os rastros de tudo o que vivemos espalhados pelo chão, sei disso. Mas ainda mais doloroso é querer segurar o que já não faz mais parte.

Então te pergunto, o que já não faz mais parte de você? Encare. Arranque. Não tenha medo, ou tenha mas permita que a coragem o vença, ainda assim. 

Não é só o Cartola que precisa ir por aí para se encontrar, e sair para ver o sol nascer para nascer ele mesmo, outra vez. E se o próprio Cristo corria para as montanhas para fugir dos barulhos, por que não podemos seguir o seu exemplo? 

Entender a si mesmo, refletir sobre as coisas mil que rondam a mente e perturbam a alma dói tanto, não? Porém, ouvi por aí ecos de que toda dor é por enquanto. Os dias em que consideramos bons irão vir outra vez. O vento vai soprar ao final da tarde. A temporada das flores vai chegar já já. Mas até lá precisamos dar-nos o presente de aprender a desacelerar em alguns sentidos. Dar-nos a chance de acelerar, somente, se for em caminhadas por aí, ou em passeios de bicicleta. E acima de tudo, não nos permitir esquecer ou ignorar que o que vivemos agora também é uma estação. Aquilo que estamos a sentir e que nos perturba, também carece de atenção.

Por favor, amiga, se ir para se encontrar antes de nascer outra vez é exatamente o que você precisa, não hesite. Se os fardos são pesados cabe apenas nós a atitude de largá-los. Apenas uma atitude que estranhamente penso e sinto que se você escolher, vai ser bom.

Só agradece - e vive - a tua nova estação.



P.s: e escute essa música pra aquecer o coração <3.

Até mais!

Comentários

  1. Que pensamento mais que bom, Liz. Adorei o texto, muito bem escrito!
    É preciso mesmo dizer que está tudo bem, que primeiro de janeiro é só uma data e que recomeços e metas podem ser traçados a qualquer dia, no nosso tempo, sem essa pressão social, né?
    Que teu 2020 seja lindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Liz. Primeiramente obriga por essa carta direcionada especificamente pra mim. Eu não sei como, mas você conseguiu falar exatamente sobre os meus dilemas atuais.

    Sabe, eu estou nessa fase que eu sei que preciso agir/mudar. Mas dá tanto medo, que isso me trava...

    Obrigada por esse texto inspirador e feliz ano novo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que incrível ler isso Claudia.
      torcendo aqui por você, e te desejando sempre o melhor; que a cada dia você caminhe um pouco mais.
      estamos juntas, minha amiga.

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page