Pra ler depois...

O dia em que eu reli A Menina que Roubava Livros


Totalmente influenciada pela @akaffeina (por algum motivo quando eu insiro o link, acontece uma quebra de linha) eu decidi que releria A Menina que Roubava Livros. Li a primeira vez na adolescência e toda vez que pensava no livro, apesar da história não ter um pano de fundo leve e suave, eu tinha uma sensação de conforto. Foi uma daquelas leituras que marcaram, sabe? 

Quis mergulhar de novo na história, não pra ter a mesma sensação mas, pra saber como seria anos depois, me reencontrar com uma história que tanto me emocionou um dia. 


Por volta dos meus quinze anos minha mãe me trouxe essa história. Tentei uma, duas, três vezes... e nada. Não me envolvia. Assim como muitas pessoas, penso que na época achei detalhado demais, enrolado demais. Contudo, em alguma tarde qualquer, me determinei: "eu vou ler isso aqui!", e pronto. Não parei mais. Foi a melhor coisa que eu fiz por mim naquele momento. 

A Menina que Roubava Livros é um livro sensível e apesar de todo o peso histórico que revela, consegue em alguma escala nos abraçar. Porque apesar dos pesares, vemos o amor e a compaixão permear as suas páginas.

Reler essa história foi uma experiência maravilhosa. E diferente da primeira vez, não precisei de várias tentativas pra fluir na leitura. Simplesmente aconteceu. E quando dei por mim já tinha terminado. Agora tenho a vontade reler cada vez mais livros que um dia foram importantes pra mim. Eles sempre irão nos surpreender. 

Ah, e como escrevi numa resenha lá do Skoob, dessa vez entendi que essa história nos fala sobre o poder dar palavras. Palavras podem ser destruidoras, cortantes, terroristas... ou podem ser alegres, falar de vida, de projetos, e em alguns momentos, até salvar. Como disse a Liesel em algum momento: "odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito", pág. 173. 

A Menina que Roubava Livros, é certamente, uma daquelas histórias que a gente guarda no coração <3. Eu sei que eu guardo.

Comentários

  1. Adorei acompanhar os teus históricos de leitura lá no Skoob! Li o livro em 2012 (fui até o Skoob para confirmar XD), mas não foi uma leitura que eu curti tanto. Que bom saber que a tua releitura foi melhor que a primeira leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, sério? eu achei que eu nunca ia acabar a leitura, porque dei uma ralentada no final (muita demanda por aqui). É um livro que divide bastante opiniões mesmo, Van!

      Excluir
  2. Lendo esse post me deu vontade de ver o filme novamente, isso sim. Realmente a história é sensível e fantastica ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  3. Agora me sinto completamente influenciada por você a ler esse livro! Esse foi um daqueles livros que eu esperei passar o momento "fama" para ler e acabei não lendo! Sempre tive interesse, e, por algum motivo, me lembra "A menina que não sabia ler", acho que não tem nenhuma ligação, mas me lembra hahaha
    Seus posts são muito acolhedores!
    abraços!
    Clara Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso, meio que inconscientemente às vezes, Clara! Acho que é até uma coisa boa, sabe?
      Fico feliz em saber que meus posts te trazem essa sensação de acolhimento <3
      Abraços pra ti!

      Excluir
  4. Oi Liz,
    Geralmente eu não consigo fazer releituras, mas noto que quem opta por faze-las geralmente tem boas experiências. E eu acho super bacana quando é possível sentir coisas diferentes ao ler um mesmo livro que você leu há anos atrás. Inclusive, preciso ler A Menina Que Roubava Livros, pois apenas ouço elogios sobre essa obra.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, também não faço com tanta frequência, mas é uma experiência interessante mesmo! Sim, sim, talvez você goste muito do livro <3

      Excluir
  5. Ah, é MUITO bom reler os livros que marcaram a gente ~ especialmente quando lemos há bastante tempo. Acho impressionante o quanto uma segunda (ou terceira, ou quarta) leitura pode ser diferente e ainda mais recompensadora. Já aconteceu o contrário comigo também, de reler algo e não significar mais muita coisa. A Menina que Roubava Livros eu nunca li, mas certamente lerei algum dia. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, quando o espaço de tempo é longo até parece a primeira vez, né? Tem livros que valem a pena essas releituras.
      Abraços <3

      Excluir
  6. Um livro realmente incrível! Li já tem algum tempinho. O filme, por outro lado, é péssimo.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que reler livros que nos marcaram é uma das melhores sensações da vida, eu amo reler!
    Esse é um livro que eu tive muita vontade de ler há anos atrás e acabei não fazendo isso até hoje, mas acredito que em algum momento vou sim lê-lo.
    As palavras têm um poder gigante mesmo, concordo com o que disse. Todas elas podem ter um efeito marcante para o bem ou para o mal, por isso devemos ter tanto cuidado ao manejar algo tão precioso.
    Que saudade de aparecer por aqui, Liz!

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, nem sempre fui assim mas ultimamente tô querendo reler tudo, reasssitir tudo, haha! Como pode?
      Poxa, fico feliz em saber que você tava com saudade! Eu também, inclusive tô doida pra reservar um tempinho pra visitar seu blog e o das outras meninas. Quero saber o que anda acontecendo por aí! <3

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page