Pra ler depois...

Tenho gostado de...

Oi migas <3

Como vocês estão? Em fevereiro estive meio off do blog, inclusive acabei de responder uns comentários super carinhosos que vocês deixaram, e vi que chegaram algumas pessoas novas também. Sejam muito bem-vindas! A vontade de aparecer por aqui me bateu muito esse mês mas a real é que nem sempre eu sei sobre o quê escrever; apesar deste ser um espaço sobre cotidiano (acabou se tornando com o tempo) às vezes me questiono se vale a pena falar sobre algumas coisas, e em outros simplesmente penso "será que não tá repetitivo?". São apenas algumas reflexões que acredito serem até saudáveis. De toda forma, nem me cobrei muito porque escrevo por aqui por puro amor e vontade de registrar os dias, e quando uma coisa que é um hobbie se torna uma forçação, fica pesado e sem muito sentido. Fui aprendendo isso, inclusive, com algumas de vocês - aliás sempre aprendo bastante com vocês.

Neste momento em que escrevo este post eu nem esperava escrever essa introdução grandona - acho que era saudade mesmo, hehe - mas bem... sobre o título, eu tenho gostado muito de ouvir umas músicas com carinha de inverno, tipo Bon Iver, ou o álbum Parachutes do Coldplay. Também tenho amado assistir Naruto e a saga Crepúsculo (me julguem sobre este último, haha) no tempo livre. Aos poquitos - bem aos poquitos mesmo - tenho lido algumas páginas dos meus livrinhos, entre eles "1984" e "Números" na minha Bíblia A Mensagem. Acho que estou entrando num ciclo mais introspectivo esses dias, onde uma playlist e um coberta quentinha (porque esses dias tem chovido bastante) já me fazem muitooo feliz. 

Há tempos atrás eu nem acreditaria, mas esses dias eu tenho amado fazer chamadas de vídeos com minhas amigas, é engraçado como eu consigo passar horas conversando sobre Mulheres que correm com os lobos com uma (livro que um delas quer que eu leia fortemente) e com a outra sobre doramas numa facilidade tremenda. 

Sobre a minha querida - às vezes nem tanto - vida acadêmica, estou concluindo um período agora, e sim, foi cansativo muitas vezes e em outros dias muito bons, isso nem é novidade mas queria conversar um pouquinho sobre, porque nesse final de semestre (se é que posso chamar assim) eu tenho refletido muito sobre como eu quero dar continuidade a essa fase da minha vida. 

No último post comentei que tinha ficado meio triste com o lance de continuar no período remoto mas agora entendi melhor a decisão e estou bem mais tranquila sobre isso; decidi então que iria passar pelas aulas remotas e fazendo o quarto de sala da faculdade, da melhor forma que posso. E isso significa que vou buscar aproveitar melhor a coisa toda, sabe? Não quero romantizar nada mas - aqui vai um desabafo - sempre me incomodou a forma que algumas pessoas encaram a faculdade na força do ódio, sempre reclamando, sempre querendo concluir tudo só pelo fato de concluir. Se é algo tão pesado a ponto de ficar parecendo que você mais odeia do que qualquer outra coisa, então por que escolher este caminho? Eu sei, eu sei... "pra ser alguém na vida" (pense numa frase que eu não curto) ou "garantir o futuro", mas sinceramente gente, nessa vida existem tantas possibilidades, tantas escolhas e caminhos que a gente não sabe na próxima curva, e por isso mesmo a gente não tem garantia de nada... então por que não escolher algo que realmente te empolgue? Ou então, porque simplesmente não abrir o coração pra viver aquela experiência?

Como canta Estevão Queiroga: "no caminho, mais importa o durante".

Não quero questionar as escolhas de ninguém, na verdade é mais um das reflexões que tenho comigo mesma, ainda mais depois que ajustei o foco em um dia quando uma amiga comentou comigo que a gente precisa aprender a ter mais paciência com a gente mesma nesses processos, sejam acadêmicos ou não, porque afinal, se a gente não consegue ser gentil com a gente mesma, o que nos faz pensar que seremos com as crianças ou outras pessoas que vamos nos deparar ao longo dessa vida? Pensar sobre fez muito diferença pra mim nesses últimos dias. 

Eu sou contra guardamos sentimentos ruins, e não gosto de maquiar nada. A faculdade tem sim um lado muito desgastante mas não é só isso - é um período onde a gente também aprende muito sobre a gente mesma e vive situações onde todo esforço que empenhamos naquilo vale a pena. Por isso, desde o início eu já tinha algo muito forte dentro de mim que gostaria de compartilhar com você caso ainda vá iniciar este período (ou esteja no meio dele), algumas dessas coisas eu fui aprendendo com o tempo mesmo:

  • Não faça da faculdade a sua vida: estudar é bom, mas pra TUDO existe um tempo, inclusive descansar;
  • Se organize: não deixe tudo virar uma bola de neve, anote suas tarefas em algum lugar que faça sentido pra você (planner, google docs, agenda). Sério, isso ajuda MUITO a gerir o tempo;
  • Seja mais gentil com você: dê sim o seu melhor, mas jamais use outras pessoas como parâmetro. Leve em consideração a sua trajetória, a vida que você tem além da faculdade; haverá dias bons e dias ruins, e caso hoje seja um daqueles onde o texto simplesmente não flui, talvez você só precise descansar um pouco e voltar a ler depois;
  • VAI PASSAR! Esse lembrete serve tanto para você ter em mente que aproveitar o processo é necessário, tanto nos dias difíceis em que parece que nunca vai acabar. Sim, é só um período que como todos os outros passam, por isso vamos construir memórias e experiências que marquem de uma forma bacana. Como diria outra amiga (eu adoro citar minhas amigas, haha), quando estiver difícil, levanta da cadeira, lava o rosto, come alguma coisinha e volta pra labuta novinha em folha;
  • E por último, você não vai - e nem precisa - gostar de todas as disciplinas ou de todos os aspectos que envolvem o mundo universitário. E isso é libertador. Por exemplo, não gostar de todas as disciplinas não quer dizer que eu não goste do meu curso, apenas que eu me identifico mais com alguns assuntos do que com outros. Aliás, identificar esses pontos que você curte ou nem tanto já pode ser um indicativo de caminho a seguir num TCC, por exemplo. 
Acho que é isso, pessoal! Tenho pensado tanto nessa perspectiva mais encorajadora que acho que era necessário compartilhar por aqui, but, é a minha opinião (eu vou adorar saber o seu ponto de vista nos comentários). Antes de ir queria deixar uma das músicas carinha de inverno que havia comentado com vocês:


Abraços, 
Liz.

Comentários

  1. parece que esse post foi feito pra mim, eu realmente coloco toda a minha vida na faculdade e acabo ficando exausta por causa disso. vou tentar seguir essa dica

    ah uma amiga minha me deu uma ideia pro ead, colocar a aula na TV, diz que faz vc ficar mais concentrado e da a sensação de estar na sala de aula


    beijosss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carol! Sabe, de um lado eu super entendo quando fazemos isso e seguimos o fluxo intenso da coisa; afinal, as disciplinas exigem muito de nós, os professores tbm (ainda que com boas intenções) e se nós mesmas não colocarmos nossos limites a gente vai na onda. Mas é sempre assim, um aprendizado.

      Gostei da dica, eu consigo fazer isso com o meet?

      Beijosss <3

      Excluir
  2. me vi no que você disse sobre existir outras possibilidades. eu não me vejo fazendo uma faculdade apenas para "ser alguém" (também não gosto dessa frase), pois percebo que esse não é o meu caminho. hoje entendo que cada pessoa é particular e tem seus próprios sonhos, o que significa que não preciso seguir uma vida que não é a minha.
    como você disse, tenho buscado algo que de fato me empolgue e, sim, é bem incerto se arriscar em algo distinto, mas o processo tem me trazido alegria ♡
    ótimo post, e eu gostei bastante da música, combinou com o tempo nublado por aqui :)

    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  3. Desde que este cantinho te faça realmente feliz só por aqui vir de vez enquanto, já vale a pena! Seja o tema que for cá estaremos deste lado para ler :)
    Quanto à faculdade é bem verdade o que aqui dizes! Força nisso e que tudo corra bem
    Bom mês ❤
    r: muito obrigada querida :)

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que você gostava de Naruto haha, meu namorado adora e sempre me fala sobre, eu gosto da saga Crepúsculo também, preciso reassistir inclusive hehe!
    Sobre isso de reclamar da faculdade, é algo complicado... Eu reclamei muito! Muitas vezes fui chorando pra faculdade, pensei em desistir... Mas é difícil apenas abandonar, eu nunca tive muito incentivo em estudar ou então procurar outras oportunidades, sempre tive medo de arriscar e quando pude arriscar também não senti confiança nem de mim e nem das pessoas ao redor. Acho que cada um tem uma vivencia muito diferente e reclamar talvez seja apenas uma válvula de escape porque realmente não se tem pra onde ir...
    Mas que bom que tem visto a vida acadêmica como mais positividade e de forma mais encorajadora!
    Vou ouvir a música com cara de inverno hehe, aqui tem chovido bastante também, então super combina com esse climinha hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vah, Naruto é muitoooo bom (eu acho haha)!

      Sobre a questão da facul, você tem razão... cada um acaba lidando de uma maneira diferente. há dias e dias, né? eu mesma tive meus dias de lágrimas tbm e como vc disse, é complicado. nesse dia que escrevi o post eu tava meio revolts com algumas coisas referentes ao grupo da turma rs', tive um certo receio de postar aqui pois não queria que afetasse ninguém que lê as postagens por aqui, mas acho que na hora foi um bom desabafo.

      ahh climinha chuvoso é tudibom <3

      Excluir
  5. Olá Liz.. ler você escrevendo sobre essa vida cademica me fez lembrar da minha e como foi desgastante, principalmente o último ano. Força por aí. E acho que ''musicas com cara de inverno'' e a descrição perfeita pras musicas do Bon Iver. Adoro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, como não amar Bon Iver? eu fui ouvir as músicas dele pra ver quais eram as mais bonitas e acabei gostando de todas kkkk

      Excluir
  6. Oi Liz!
    Te entendo completamente, às vezes quero tanto postar, mas nem sei o que realmente postar, e penso, se for pra postar qualquer coisa, melhor nem postar nada. Mas tem relação também com meu estado de espírito, e nos últimos tempos ando bem desanimada.
    Com ralação a faculdade, também concordo. Eu quando estava fazendo facul, reclamava mais do cansaço, pois trabalhava o dia todo e ia a noite pra faculdade, e me frustrava quando a aula era meia boca sabe? Me dava a sensação de perda de tempo. E também entendia que tinha matérias que eu amava e matérias cuja a minha afinidade era zero (oi gramática da língua portuguesa e literatura portuguesa! hahah eu preferia essas duas, mas da lingua inglesa, sempre tive mais facilidade.)
    Espero que teu semestre seja bem proveitoso. Se cuide nesses tempos.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ava, é exatamente isso! acho que tenho andado meio desanimada porque esse ano tá parecendo um replay de 2020, rs'.

      A vida do estudante é mesmo uma luta, né?

      Abraços, AVA! <3

      Excluir
  7. Oi Liz!

    Eu não tive uma experiência muito boa na faculdade porque eu nunca gostei de estudar (ir pra escola em geral) e na faculdade não foi diferente. Eu não gostava do curso, das matérias e nem fiz amizades. Aliás, foi o contrário porque no tcc eu tive que trocar de grupo e foi muito tenso pra mim. Nem gosto de relembrar muito porque fico nervosa rs

    Mas que bom que você está conseguindo ver o lado bom. Mesmo sabendo que tem seu lado ruim. Acho que tudo na vida é assim né! rs

    Enfim, eu adorei sua descrição para as músicas do Bon Iver hehe Bom Março pra você ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Liz!

    Acabei de conhecer seu blog e que experiência gostosa a de ler o que você escreve! Parece que tô sentada conversando com uma amiga. <3
    Eu ainda não ingressei na faculdade mas acredito nisso que você falou sobre as pessoas só reclamarem. Vou levar esse conselho seu pra vida universitária quando chegar o momento!
    E, menina, lendo Números? GUERREIRA hahahhah eu sempre travo no pentateuco!

    um abraço!
    https://asabelhices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada pelo seu comentário, Débora! Que bom que vc chegou <3

      E nossa, eu travo demais tbm, haha! O segredo é não parar mesmo que bem lentamente.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page