Pra ler depois...

Memórias de quando eu ia dormir cedo, e por que hoje isso é tão difícil?

@cv_mila 
Eu fico passada como as coisas se invertem quando a gente chega na vida adulta. Por exemplo, um dos hábitos mais difíceis que estou tentando e falhando miseravelmente implementar é dormir cedo. Daí eu começo a lembrar de alguns episódios engraçados da minha infância sobre esse hábito que antes, eu odiava e hoje quero ter de volta. Ah... parecia tão fácil...

Em meados de 2006 passava todo domingo um programa no sbt chamado "20:30 no cinema", ou algo do tipo. Pra minha tristeza nunca começava de oito e meia, haha. Mas um dia anunciou que o filme da semana seria da saga Harry Potter (não lembro qual), e eu fui toda determinada insistir pra minha mãe deixar eu assistir e... omg, finalmente, dormir tarde (era meu sonho)! Bem, ela deixou mas depois disso só me lembro de acordar no outro dia, desnorteada e muito pistola porque, arghh... eu tinha dormido no início do filme! Eu tenho certeza que minha mãe já previa isso e com certeza deu umas risadinhas, mas não posso provar nada.

Um outro episódio foi bem similar, só que dessa vez era uma segunda qualquer do ano de 2007. Na globo, a tela quente iria exibir Shrek (quando eu lembro dessas coisas... kkk). Bem, o final nem preciso dizer... 

Era automático, às oito da noite meu olho já pesava e eu conseguia acordar cedo, todas as manhãs feliz da vida (exceto quando eu perdia algum filme que queria muito ver na noite anterior) pra assistir desenho. Ô vida boa...

Hoje, acordar cedo e principalmente, dormir cedo é uma luta desde a adolescência quando eu já estava velha demais pra ficar sendo cordialmente notificada que já era hora de deitar (ainda que de vez em quando isso role...). O fato é que adulto vive dizendo que criança precisa de disciplina com tecnologia, hora de dormir e etc. Mas tenho a impressão que a disciplina adquirida na infância, horários pra fazer as coisas do dia a dia e tudo mais, vai sendo negligenciada aos poucos a medida que vamos crescendo. Pelo menos comigo foi assim, e voltar às origens é tarefa difícil.

Mas mesmo assim, não quero desistir de tentar porque eu penso que se consegui um dia, por que não posso me habituar novamente? Afinal, tudo é questão de hábito, né? E sério, eu PRECISO muito aprender a dormir cedo novamente! Meu corpo está pedindo. Ultimamente, ando querendo fazer as minhas coisinhas e cumprir meus compromissos da melhor forma possível mas tô com pouca energia e sei que é falta de uma noite bem dormida. Tenho muita consciência disso, mas até ter esse hábito de volta, o meu corpo fica ligado altas horas, não importa quantos chás de camomila eu tome ou playlists instrumentais eu ouça. É uma prova de fogo que vai me exigir um esforço até eu conseguir desligar o celular a noite, até meu corpo aprender novamente que precisa dormir - e bem. E principalmente, que não vale a pena trocar horas de sono por um certo reality que só está dando nos nervos...

Esse é um daqueles casos típicos de "eu era feliz e não sabia", haha. 

Comentários

  1. eu tenho uma memória sobre dormir cedo que sempre fico achando graça ao relembrar!
    quando pequena eu ia me deitar mais ou menos às sete e cinquenta. nas sextas eu ficava TÃO FELIZ que eu poderia dormir tarde, já que no dia seguinte eu não tinha que levantar cedo para ir à escola. e o que me faz achar engraçado é que meu "super e incrível tarde" era oito e meia!
    hoje em dia eu não durmo muito, muito tarde, mas queria sim que fosse mais cedo. como você disse, é uma questão de hábito e cabe a nós os adquirir.

    abraços,
    Any ♡
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk o conceito de tarde da criança é muito bom... bons tempos!

      Excluir
  2. eu nunca tinha feito essa analogia, nunca senti tanta vontade de voltar a morar com minha mãe do que agora, saudades dela me mandar dormir e eu reclamar hahahhae
    eu sou do tipo de pessoa que é produtiva no período da manhã, mas é difícil manter essa produtividade com os meus horários de dormir, por exemplo, estou fazendo maratona do seu blog agora,às 04:05am e por mais que eu esteja com sono, a vontade de dormir é zero

    ai, a vida adulta...

    beijos]
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, super me identifiquei! amo quando consigo fazer bem as coisas durante o dia mas em compensação acho que eu preciso aprender que dormir tbm é um ato de autocuidado. uma hora a gente aprende, né?

      obrigada pela visita Carol <3

      Excluir
    2. p.s: tbm tenho essa mania de procrastinar o sono. vai entender, haha!

      Excluir
  3. Eu sempre dormi tarde. De virar á noite. Em sua maioria culpa de cochilos, cigarros e muitas atividades da faculdade a serem feitas.
    Quando o inverno chega por aqui, é impossível não se sentir zonza quando o céu escurece 4 e meia de tarde então meu rítimo é de acordo com as estações do ano.
    Nesse momento... Quando o relógio chega ás 10 da noite eu capoto até o dia seguinte 8 da manhã. São os hormonios da gravidez heh

    Beijão, Bela.

    www.abelanaoafera.com.br

    ResponderExcluir
  4. entendo demais esse drama porque VIVO isso aqui, hahaha. saudades de quando conseguia dormir cedo. na real, ultimamente venho pensando que meu sono ficou muito pior, tá super leve. ai como aqui em casa as pessoas dormem mais tarde, é basicamente impossível conseguir pegar no sono. sempre que tento dormir cedo acabo morrendo de raiva. ai quando vejo, meia noite ainda nem comecei a me arrumar pra dormir :~ fico super frustrada! kkkk mas enfim, quero pelo menos pegar o costume de 10 da noite estar pronta para dormir, indo deitar. ai vamos ver né.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page