Pra ler depois...

A arte de perder, por Elisabeth Bishop


A arte de perder não é nenhum mistério;
Tantas coisas contêm em si o acidente
De perdê-las, que perder não é nada sério.

Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero,
A chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Depois perca mais rápido, com mais critério:
Lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nada disso é sério.

Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
Lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Perdi duas cidades lindas. E um império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.

- Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo
que eu amo) não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser mistério
por muito que pareça (Escreve!) muito sério.

(tradução de Paulo Henriques Britto)

Via: https://www.escritas.org/pt/t/47880/a-arte-de-perder

...

P.S: Não tenho facilidade em ler poemas, mas alguns deles me encontram vez ou outra e conseguem me tocar. Ontem este cruzou o meu caminho e eu quis compartilhar por aqui.

Lindo domingo! 

Comentários

  1. Fez bem em compartilhar aqui, Lizandra! Amei o poema! :)

    ResponderExcluir
  2. amo poemas ♥ amo a leveza do seu blog ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que amor de comentário! é uma das coisas que espero sempre transmitir por aqui, Tety. ♥

      Excluir
  3. E obrigada por compartilhar. ♥ E sobre as palavras, acho que perder algumas coisas fazem a gente ganhar muito! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você... dói, mas as vezes - quase sempre - é bom dizer adeus.

      Excluir
  4. Eu amei tanto ♡ (Obrigada por compartilhar bonitezas com a gente, Liz!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, sei que de poesia você entende Lari! acho que farei disto um hábito por aqui.

      Excluir
  5. Acabei de encontrar seu blog, e gostei bastante! Li esse poema pela primeira vez quando tinha uns treze anos, e como foi poder me encontrar com ele novamente depois de seis anos! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico tão feliz que vc pôde resgatar uma memória boa. obrigada vc por compartilhar isso!

      Excluir

Postar um comentário

Hey, muito obrigada por deixar o seu comentário (ele me deixa muito contente)! Faça um bom uso deste espaço, tá bom? Vamos fazer daqui uma comunidade bem linda ♡

Form for the Contact Page